quinta-feira, agosto 26, 2010

Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT)


A EFT ajuda a aliviar e eliminar traumas adquiridos recentemente, alguns anos atrás ou na infância. Não existe limite de tempo para que esta técnica consiga bons resultados.

A premissa básica da EFT diz que:

"A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema energético do corpo"

Quando estimulamos pontos específicos dos meridianos enquanto colocamos a atenção no problema, conseguimos equilibrar o sistema de energia e, desta forma, as emoções negativas desaparecem.

Transtorno de Estresse Pós Traumático (Post-Traumatic Stress Disorder – PTSD) é um desequilíbrio emocional que se desenvolve após exposição a um acontecimento extremamente estressante, terrível, assustador, produzindo ou não algum dano físico. Os mais vulneráveis a desenvolver este transtorno são os sobreviventes a ataques terroristas, furacões, enchentes, tsunamis, erupções vulcânicas, acidentes, estupro, violência física e sexual, abuso, os veteranos de guerra, policiais, bombeiros, e todos aqueles que testemunharam de alguma forma eventos traumáticos.

Isso pode levar a pessoa a ter depressão, pesadelos, vícios, ataques de pânico, tentativas de suicídio, pode se tornar violenta, irritada, perder a concentração, o interesse em qualquer atividade, entre outras desordens emocionais, físicas ou neurológicas.

Os sintomas físicos, tais como insônia, dores de cabeça, distúrbios do sistema imunológico, dores em geral, desconforto gastrointestinal, tonturas, e outros sintomas que resultam de stress e ansiedade fazem parte dos portadores de TEPT.

Existem vários tratamentos para este tipo de desordem, assim como a terapia em grupo. Mas também medicamentos são receitados, alguns antidepressivos entre outros.
Acredito que as técnicas utilizadas resultam em um grande benefício a estes pacientes, mas devo concordar que o tempo de tratamento é bastante longo para surtir algum efeito.

A EFT pode trazer resultados bastante rápidos. Segundo pesquisas feitas pelo Dr. Gary Craig, a maioria das pessoas que possuía TEPT e foi tratada com EFT sentiu alívio imediato e respondeu mais rapidamente do que as que se submeteram a tratamentos convencionais.


Abaixo, um vídeo feito por Gary Craig e outros praticantes de EFT, demonstram a aplicação em alguns veteranos de guerra que receberam 5 dias de tratamento com esta técnica. Estas pessoas desenvolveram após a guerra alguns distúrbios como, alcoolismo, depressão, ataques de pânico, dores, comportamento anti-social, medo de multidão, tentativas de suicídio, pesadelos, tremores, ansiedade, agressividade, culpa, zumbido, entre outros.
Apenas ao lembrar dos eventos durante a guerra, podemos notar diversos sintomas físicos e desconforto nestas pessoas.

Após 5 dias de tratamento, alguns conseguiram eliminar todos os distúrbios, outros conseguiram aliviar bastante os sintomas.
Psicólogos e psiquiatras também dão seus depoimentos.

Recomendo que assistam o vídeo para que consigam visualizar os efeitos benéficos da EFT. Está em inglês, para aqueles que conseguem entender. Para os que não entendem bem o idioma, conseguirão ver como estas pessoas estavam antes e depois do tratamento.

Um pouco longo, mas extremamente recomendável.





















3 comentários:

Danielle Bellotto disse...

Muito interessante.
Tenho certeza que poderá ajudar muita pessoas.

Grande beijo

Daniela Paschoalin disse...

Acredito muito nisso, que a "causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema energético do corpo".Acredito tb que corpo alme e espirito estão em perfeita sintonia e tudo que uma sente a outra tb sente!!!!Interessantérrimo!!!!
Entaõ, faz Yoga sim, vc vai amar!!!! Eu estou amando e esta me fazendo muito bem!
Além de alinhar os chácras traz paz e equilibrio mental, muito bom mesmooo!!!!Depois me conta ta!!!
Bjinhos!!!

Neto disse...

Galera é tão bom ver vocês por aqui e ainda sentir que de um jeito ou de outro ainda somos parte do mesmo mundo!!!...

Assisti ao vídeo do Graig e tenho feito um pouco de EFT, mas queria saber mais, não sei se aplico direito!

SKYPE ME

My status