FAQ









Aqui vamos abrir uma página com as perguntas que a maioria das pessoas fazem.


Muitos leitores me escreveram com algumas dúvidas. Resolvi então compilar todas elas e colocá-las em uma única página para que todos possam então entender melhor sobre esta terapia maravilhosa.



Se você ainda está com dúvidas, as quais não foram respondidas aqui, por favor, me envie um e-mail ou preencha o Formulário de Contato que terei maior prazer em esclarecê-las.


v  O que se pode curar com EFT?

A EFT é muito eficaz na maioria dos problemas, sejam eles físicos ou emocionais: dor de cabeça, enxaqueca, dor na coluna, e quaisquer outros tipos de dores, artrite, alergias, asma. Todos os tipos de fobias: claustrofobia, medo de falar em público, medo de insetos, de animais, transtorno de estresse pós traumático, medo de voar, memórias traumáticas (violência, acidentes, abuso). Problemas emocionais diversos, raiva, mágoa, tristeza, ansiedade, vícios em geral (drogas, bebida, cigarro), culpa, depressão, stress, insônia. Ainda existem casos relatando sucesso obtido em tratamento de esclerose múltipla e câncer.

v  Posso aplicar em mim mesmo?

A EFT é totalmente auto-aplicável. Esse é o diferencial da técnica, pois não é preciso ficar dependente de um terapeuta sempre que necessitar de uma aplicação. A intenção de Gary Craig era de que cada pessoa pudesse ajudar a si mesma, e assim se livrar de todos os problemas.
Apesar da EFT ser auto-aplicável, recomendo que a primeira vez tenha ajuda de um especialista. Existem questões profundas, emoções escondidas, que somente um profissional é capaz de trazer à tona para a liberação total. Muitas vezes a pessoa, seja por curiosidade, seja por necessidade, tenta aplicar a técnica por si mesma, sem auxílio nenhum. Por não conseguir alcançar os níveis mais profundos da alma, acaba não conseguindo o resultado esperado e assim, passa a não acreditar que esta terapia é realmente eficaz. Por isso, consulte um especialista para ajudá-lo e para que você entenda como deverá fazer nas próximas vezes que precisar da EFT em alguma situação. Assim, você vai ver os resultados positivos que a EFT é capaz de proporcionar.

v  Se a dor é na cabeça, por exemplo, eu bato apenas no ponto da cabeça?

Os pontos utilizados são sempre os mesmos (topo da cabeça, início da sobrancelha, canto do olho, embaixo do olho, embaixo do nariz, embaixo da boca, osso da clavícula, embaixo da axila). Seja qual for o problema, estes são os pontos principais a serem estimulados. Existem outros, mas estes são os básicos.
No ponto de karatê falamos a frase preparatória.
Juntamente com os pontos, o problema deve ser falado em voz alta.

Ex.: dor de cabeça – dói na lateral esquerda da cabeça.

ponto de karatê – Apesar de estar com essa dor na lateral esquerda da cabeça, eu me aprovo profunda e completamente. (3 vezes)

topo da cabeça – essa dor na lateral esquerda da cabeça

inicio da sobrancelha – essa dor na lateral esquerda da cabeça

canto do olho - essa dor na lateral esquerda da cabeça

embaixo do olho - essa dor na lateral esquerda da cabeça

embaixo do nariz - essa dor na lateral esquerda da cabeça

embaixo da boca - essa dor na lateral esquerda da cabeça

osso da clavícula - essa dor na lateral esquerda da cabeça

embaixo da axila - essa dor na lateral esquerda da cabeça

Fazer 2 rodadas e sentir. Repetir se necessário.

v  Como acontece essa relação de meridianos com o corpo físico?

Os meridianos são canais energéticos por onde corre a energia física e espiritual em nosso corpo. Se o fluxo energético está danificado ou interrompido, ocasiona-se a doença, o problema. Não são visíveis, mas a medicina tradicional chinesa os utiliza para a cura de todos os males físicos ou emocionais, através da acupuntura, do-in, shiatsu e outras. Cada meridiano está associado a um órgão principal e assim, é possível tratar todo o corpo físico, somente através dos meridianos.
É isso que faz a EFT, com a diferença de não utilizar agulhas, drogas, sem efeitos colaterais, dores ou sofrimentos.

v  EFT pode ser aplicado em animais?

Existem diversos casos relatando sucesso em tratamento em animais. Da mesma maneira que é feita a aplicação no ser humano, também é feita nos animais. As frases são ditas enquanto se aplicam as batidas nos pontos correspondentes.

v  Como atua a EFT?

Enquanto a pessoa está sintonizada com a emoção, o desbloqueio dos meridianos é realizado através de leves batidas nos pontos específicos com a ponta dos dedos. A frase é dita enquanto se bate nos pontos, e assim os sentimentos vêm à tona para serem dissolvidos. É um processo muito simples, mas extremamente eficaz quando aplicado corretamente.

v  Como é uma sessão de EFT?

Uma sessão de EFT comigo, se inicia num bate-papo. Primeiramente é necessário identificar o problema. Trabalhamos um evento específico de cada vez. Escolhido o evento a ser trabalhado, vamos conversando até chegar na causa do problema. Pode ser algo recente, como pode ter sido um trauma de infância ou algo assim. Depois é necessário avaliar a intensidade daquela emoção, dor, trauma, etc. A intensidade varia entre zero e 10. A partir daí, vamos formulando as frases de preparação enquanto aplicamos EFT na lateral da mão. Depois passamos aos outros pontos, sempre repetindo o problema. Após 2 rodadas, medimos novamente a intensidade do problema. Fazemos isso até que chegue a zero. Normalmente a primeira sessão dura de 1 hora e meia a 2 horas. Dependendo do caso, é possível zerar um evento em uma sessão. Caso isso não aconteça, é necessário que se repita em outras sessões, até que o problema esteja totalmente eliminado. Muitas vezes ao tratar um evento emocional, diversos sintomas físicos são eliminados e vice-versa.

v  Quantas sessões são necessárias para eliminar o problema?

Isso depende da pessoa, do evento a ser trabalhado ou do sintoma físico. Muitas vezes em uma única sessão, conseguimos eliminar o problema. Outras vezes é necessário que a pessoa faça 2, 3 ou mais sessões, até que tudo seja solucionado. Na maioria das vezes, a EFT traz uma resposta muito rápida e a solução é tão incrível que a pessoa mal acredita que se livrou daquilo que a estava incomodando por tanto tempo.

v  Por que temos que enfatizar o sentimento negativo?

Durante um procedimento com EFT, primeiramente temos que enfatizar o sentimento negativo para que a pessoa se conscientize do problema, sem tentar mascará-lo. Aquele sentimento negativo causou uma interrupção no fluxo energético do corpo, portanto ao repetir o problema enquanto bate nos pontos, a liberação da negatividade acontece trazendo o bem-estar quase que instantaneamente. No momento em que a intensidade chega a 3 ou abaixo de 3, podemos utilizar afirmações positivas até chegar a zero.

v  Como saber o que dizer?

Identifique o problema. Escreva o que você está sentindo e utilize as mesmas palavras para formas as frases. Pode também acrescentar a emoção ou sentimento que está aflorando no momento.










SKYPE ME

My status